Check up médico: Importância, dicas e cuidados!

plano de saúde amil
Plano de saúde Amil: Tudo o que você precisa saber!
20 de setembro de 2017
plano de saúde bradesco
Plano de saúde Bradesco: As dúvidas mais comuns respondidas!
20 de outubro de 2017

Check up médico: Importância, dicas e cuidados!

check up médico

Você já ouviu falar em check up médico? Sabe por que fazê-lo e quais os exames são necessários?

O brasileiro é relaxado com a sua saúde e costuma deixar tudo para a última hora. Só procura um médico quando algo está visivelmente errado, o que pode ser tarde demais.

Para evitar ser pego de surpresa ou passar por situações incomodas de saúde, o melhor é prevenir. É aí que entra o check up médico e seus exames. Ainda não sabe o que é isso?

Veja neste post tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento e como manter sua saúde em dia com ele.

O que é check up médico?

Check up médico é aquela visita corriqueira que todos devemos fazer ao médico. Trata-se de uma prevenção a diversos tipos de doenças, bem como o acompanhamento de sua saúde física e mental.

Você provavelmente leva o seu carro no mecânico, de tempos em tempos, para trocar o óleo e fazer uma revisão geral, não é? Fazemos isso, porque as peças do automóvel se desgastam com o tempo e precisam ser substituídas.

O mesmo acontece com o seu corpo. Conforme os anos passam nosso organismo perde algumas capacidades e precisa de atenção. Entretanto, ao invés de substituirmos peças, passamos então por procedimentos cínicos e farmacológicos para recuperar a saúde.

O check up médico é extremamente importante para prevenir doenças graves e tratá-las logo no início, quando diagnosticadas. Esse cuidado evita que você seja acometido por uma patologia séria, que pode levar a morte.

Só para você ter uma ideia, o câncer de mama quando diagnosticado logo no início tem 90% de chances de cura. Lembrando que esse é o tumor mais comum nas mulheres e as chances são muito boas no caso do diagnóstico a tempo.

A mesma coisa acontece com outras doenças tão sérias como essa. Portanto, é extremamente importante separar um dia em sua agenda para cuidar da saúde de seu corpo.

Como fazer um check up médico?

Fazer esses exames de rotina e prevenção varia de pessoa para pessoa, de acordo com muitos fatores. Alguns deles são:

  • Idade;
  • Doenças crônicas;
  • Hereditariedade;
  • Estilo de vida;
  • Orientação médica.

Depois de levar esses aspectos em consideração, veja a tabela abaixo com as recomendações para o check up médico:

Adultos saudáveisA cada 2 anos
Pessoas com doenças crônicasA cada 6 meses
Pacientes com fatores de risco1 vez por ano

Observe em quais desses quadros você se aplica e procure um médico no período indicado. Caso o seu clínico geral sugira outra frequência, siga a orientação de seu médico de confiança.

Qual médico procurar?

O check up de rotina começa com a visita ao clínico geral. Esse profissional avalia as condições gerais do paciente e, se necessário, o encaminha para especialistas. O clínico geral também irá recomendar uma série de exames, baseando-se na faixa etária do paciente e nível de risco.

Após o resultado desses exames, o profissional avalia a cada um deles e define o próximo passo. Quando surge alguma anormalidade em um dos exames, o clínico geral tende a encaminhar o paciente para outro colega com domínio na especialidade em questão.

O tratamento do diagnóstico costuma ser acompanhado por seu médico geral e também pelo especialista, tudo para garantir sua saúde e bem-estar.

Sendo assim, o primeiro passo é procurar o seu médico de confiança e informar que deseja fazer um check up. Em seguida, basta fazer os exames orientados pelo médico e voltar ao consultório para receber as próximas instruções.

Quais exames?

Outra das maiores dúvidas dos pacientes é sobre quais exames devem ser feitos durante o check up médico. A maioria das pessoas imagina uma extensa lista de procedimentos e horas a fio no laboratório ou clínica.

Como já foi dito, tudo depende do caso do paciente e de sua faixa etária, por exemplo. Entretanto, os exames do check up médico mais comuns, incluem:

Hemograma: exames de sangue completos para avaliar o número de plaquetas e provas hepáticas, para prevenir anemias e outros distúrbios.

Análise de urina e fezes: análise do nível de colesterol, glicemia e outros índices importantes para averiguar a saúde do paciente.

Electrocardiograma: exame para identificar inconsistências na operação do coração, que podem indicar problemas cardíacos.

Oftalmológico: avaliação dos olhos e da vista do paciente para prevenir cataratas e outras complicações oftalmológicas.

Colesterol e Triglicérides: medição dos níveis de colesterol bom e ruim, análise dos triglicérides e etc.

Glicemia: prevenção do diabetes e suas complicações com o acompanhamento dos níveis de glicemia em jejum.

Urologia e ginecologia: exames de ordem urológica e ginecológica como toque retal nos homens, e papa nicolau nas mulheres. Servem para diagnosticar cânceres nessas regiões e doenças sexualmente transmissíveis.

Em caso de alguma complicação ou anormalidade nos procedimentos citados acima, o clínico geral ainda pode solicitar exames complementares. Paciente de alto risco (acima de 65 anos) e doentes crônicos (diabetes e hipertensão) podem ter uma lista de exames específicos para cumprir.

De qualquer forma, converse com seu médico de confiança e indague sobre os procedimentos e a importância de cada um deles. O profissional estará preparado para tranquilizá-lo durante o check up médico e orientar sobre os exames necessários.

Onde fazer um check up médico?

Agora que você já sabe o que é o check up médico, a sua importância, o especialista a ser procurado e os exames necessários, vamos adiante. Chegou a hora de escolher a instituição para fazer esse procedimento e assim cuidar de sua saúde.

O ideal é visitar aquele médico de sua confiança e que você costuma procurar em caso de urgência ou emergência, seja no atendimento público ou privado. A partir daí, este profissional vai direcioná-lo para o especialista correto de acordo com sua necessidade.

Alguns locais para fazer exames de check up:

  • Unidades básicas de atendimento;
  • Centros de referência;
  • Clínicas médicas particulares;
  • Centros de diagnóstico;
  • Centros especializados em check up médico ou ocupacional.

Agora não restam mais desculpas para não procurar o médico e manter o seu check up em dia. A melhor forma de tornar isso um hábito é contar com um plano de saúde individual ou familiar.

Dessa forma, você pode marcar os procedimentos com antecedência e fazer tudo com calma sem ter medo da conta no final do mês. Conheça as coberturas de planos médicos mais comuns e veja qual atende sua necessidade aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *