Saúde ocupacional: 5 motivos para ficar de olho dentro da empresa!

plano de saúde bradesco
Plano de saúde Bradesco: As dúvidas mais comuns respondidas!
20 de outubro de 2017
plano de saúde intermédica
Plano de saúde Intermédica: Conheça esta opção agora mesmo!
20 de novembro de 2017

Saúde ocupacional: 5 motivos para ficar de olho dentro da empresa!

saúde ocupacional

As empresas têm muitas responsabilidades com seus colaboradores, não apenas no aspecto financeiro e no pagamento dos salários. Mas a saúde ocupacional também é algo que precisa estar no radar dos gestores de recursos humanos e gerentes do negócio.

Manter a saúde e o bem-estar dos colaboradores de sua empresa é uma obrigação por lei, mas também traz outros benefícios ao negócio. Entre eles: reduzir a taxa de falta de colaboradores, manter sua equipe motivada, aumentar a produção e assim por diante.

Então, veja neste post o que é a saúde ocupacional e por que adotá-la em sua empresa. Conheça 5 bons motivos para apostar nessa prática e garantir a qualidade de vida de seus funcionários. Confira!

O que é a saúde ocupacional?

Trata-se do papel importante das empresas em garantir o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores. É uma área específica dentro da medicina, que volta os seus olhos para o trabalhador e as maneiras de prevenir doenças em decorrência da atividade laboral.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a saúde ocupacional vai além do exame de admissão e periódico. Essas são duas coisas extremamente importantes no cenário empresarial e obrigatórias por lei, mas não bastam para garantir a saúde do colaborador.

Para evitar problemas de saúde e doenças no ambiente de trabalho a empresa precisa ir além. Entre as iniciativas de saúde ocupacional, estão:

  • Zelar pela segurança na estrutura da empresa;
  • Distribuir Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos colaboradores;
  • Fazer exames de admissão detalhados e não apenas para cumprir a exigência do Ministério do Trabalho;
  • Manter os exames periódicos dos colaboradores em dia;
  • Ter uma equipe multidisciplinar para cuidar do bem-estar do colaborador, tanto físico como mental;
  • Dispor do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho (SESMT), conforme recomenda o MT;
  • Mapear e conter os riscos a saúde do colaborador em detrimento de sua função como barulhos sonoros, produtos insalubres, movimentos repetitivos, etc.;
  • Criar medidas para evitar e conter os acidentes de trabalho;
  • Oferecer um plano de saúde empresarial, ou convênio médico, a seus funcionários;
  • Entre outras iniciativas.

Quando a empresa cumpre esse importante papel, na verdade está tomando conta de um ativo valioso dentro do negócio. Como resultado, muitos benefícios aparecem no dia a dia da companhia. Veja alguns motivos para investir na saúde ocupacional, a seguir!

1. Melhores contratações

A função mais conhecida da medicina do trabalho é na contratação, com a consulta de admissão e nos exames periódicos. Esses dois mecanismos de contratação ajudam a empresa a contratar melhor, quando bem aplicados.

Através de uma análise clínica minuciosa, o médico do trabalho identifica se o funcionário poderá desempenhar a função para a qual foi contratado. Também garante que o desempenho dessa atividade não trará prejuízos, a médio ou longo prazo, à saúde do colaborador.

Infelizmente, nem todas as empresas levam esse assunto a sério. A maioria tem esse ponto apenas como uma burocracia e não dá a devida atenção ao exame de admissão. Como resultado, às vezes, o colaborador recém-contratado precisa se ausentar do trabalho por problemas de saúde.

2. Retenção de talentos

A partir do momento que a empresa demonstra preocupação real com seus funcionários, tende a retê-los em seu quadro e diminuir o turnover.

Para continuar em uma empresa, o colaborador precisa se sentir valorizado e querido pela organização. As iniciativas de saúde ocupacional no ambiente de trabalho passam essa ideia aos funcionários e, assim, faz com que eles prefiram continuar a trabalhar nesse local.

Vale lembrar que milhares de empresas desperdiçam muito dinheiro com a contratação, demissão e treinamento de novos colaboradores. Focar em estratégias que permitam a retenção de talentos, como a saúde ocupacional, garante que esses valores sejam reduzidos drasticamente.

3. Aumento na motivação

Outra melhora percebida no quadro de funcionários é a motivação de sua equipe. Como os colaboradores se sentem valorizados e queridos pela organização, tendem a se sentir mais felizes no ambiente de trabalho e em seus cargos.

E você provavelmente já sabe que incentivar a motivação do funcionário é o primeiro passo para retê-lo em sua empresa, não é? Por isso, esse é mais um importante motivo para se preocupar com a saúde de seus colaboradores e fazer uma boa gestão da saúde ocupacional.

Além dessa alegria interna, sua empresa também ganha reconhecimento do mercado. Já que se torna uma marca de respeito e que se preocupa com seus funcionários. Como consequência, todo mundo vai querer trabalhar em seu negócio.

4. Produtividade melhorada

Colaborador feliz trabalha mais e melhor, é nessa premissa que esse benefício da saúde ocupacional se baseia. Quanto mais felizes estiverem seus funcionários, melhores serão os números de produtividade no fim do mês.

Da mesma forma, quanto mais o negócio produz, mais faturamento gera e mais se expande. Algo que todos os envolvidos saem ganhando.

É um ciclo virtuoso que sua empresa deve manter no dia a dia de trabalho, a fim de incentivar o crescimento do negócio de dentro para fora. Ou seja, investindo primeiro no seu time interno, para depois se preocupar com práticas externas a empresa.

5. Diminuição do absenteísmo

Absenteísmo é a taxa de colaboradores ausentes em seus postos de trabalho em decorrência de problemas de saúde, ou outras causas que possam causar a falta. Deixar de contar com sua equipe completa é um enorme prejuízo, já que a produtividade do negócio é bem comprometida com essas ausências.

Portanto, é dever diário das empresas garantirem que essa taxa esteja reduzindo drasticamente. E para fazer isso, é preciso encorajar o colaborador a comparecer ao trabalho e evitar que ele precise se ausentar por motivos de doença.

Investir em um ambiente de trabalho de qualidade e otimizado pela saúde ocupacional, é uma das formas de reduzir as faltas em sua empresa. Assim o negócio conta com todos os recursos humanos disponíveis para produzir mais, crescer e se tornar um sucesso.

E vale ressaltar que o plano de saúde empresarial é indispensável para garantir a saúde ocupacional. O convênio permite que os colaboradores tenham maior tranquilidade no que tange aos cuidados médicos e diminui os prejuízos das empresas por falta de colaboradores.

Sendo assim, conheça os planos empresariais disponíveis, se informe e escolha a melhor opção para o seu caso. Cuide de seus colaboradores para que eles possam cuidar de seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações da nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!